sexta-feira, 12 de novembro de 2010

F-1

Vettel domina primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi; Alonso é apenas o sexto


O alemão Sebastian Vettel foi o mais veloz na primeira sessão de treinos livres para o GP de Abu Dhabi, neste domingo, última etapa do Mundial e que decidirá o campeão de 2010.
Vettel ocupa a terceira colocação no Mundial de Pilotos

Por causa da forte chuva que caiu no circuito cerca de uma hora e meia antes do treino, a sessão começou com asfalto bastante molhado. Mas, com o fim da chuva e o forte calor --cerca de 29 graus--, a pista não demorou a secar e todos saíram para marcar seus tempos.
Vettel, terceiro no Mundial, cravou 1min42s760, exatos 0s609 à frente de Lewis Hamilton, o segundo na sessão. O piloto da McLaren é o quarto na classificação e ainda tem chances matemáticas de ficar com o título.
Jenson Button, seu companheiro de time, foi o terceiro na sessão livre, seguido por Mark Webber, vice-líder do Mundial. Robert Kubica foi o quinto mais veloz, seguido por Fernando Alonso, o líder do campeonato e único piloto que só depende de seus resultados para ficar com o título.
Dentre os brasileiros, o mais rápido foi Felipe Massa, da Ferrari, que marcou o 11º tempo da sessão. Rubens Barrichello, que estacionou seu Williams na pista pouco depois de receber a bandeirada, foi o 13º. Lucas di Grassi, da Virgin, terminou com o 21º tempo, bem à frente de Bruno Senna, da Hispania.


Após dez anos, Alonso pode quebrar recorde de Senna e Schumacher; veja a mudança

O espanhol Fernando Alonso pode se tornar mais rápido do que Ayrton Senna e Michael Schumacher neste domingo.
Se conquistar o título mundial de F-1, em Abu Dhabi, o piloto da Ferrari se tornará o mais jovem tricampeão da categoria, com 29 anos.



Alonso vive situação idêntica à de Nelson Piquet há 23 anos e pode ser tri na F-1



Antes de Alonso, Senna e Schumacher conquistaram o terceiro título da carreira aos 31 anos.
Os outros tri --e as respectivas idades-- foram: Juan Manuel Fangio (ARG), aos 44, Jack Brabham (AUS), 40, Niki Lauda (AUT), 35, e Nelson Piquet (BRA), 35, Alain Prost (FRA), 34, e Jackie Stewart (ESC), 34.
Alonso, aliás, pode conseguir o tri dez anos após estrear na F-1. Exatamente como Piquet, que ganhou seu terceiro Mundial em 1987, pela Williams, em sua décima temporada na categoria.
Alonso chegou a ser também o mais jovem campeão de F-1, ao conquistar o campeonato de 2005 com 24 anos, 2 meses e 17 dias. Em 2006, seria o bi mais jovem.
A marca do espanhol, porém, foi superara pelo inglês Lewis Hamilton, em 2008, ao ganhar o mundial com 23 anos, 9 meses e 12 dias.
CARREIRA
Alonso nasceu em Oviedo (ESP), em 29 de julho de 1981. Ele pilotou um kart pela primeira vez aos três anos de idade e estreou na F-1 pela Minardi, na Austrália em 2001, mas não conseguiu marcar nenhum ponto naquele ano.

SUCESSO
O espanhol foi contratado pela Renault como piloto de testes em 2002 e substituiu o britânico Jenson Button na equipe em 2003. Na ocasião, o chefe da equipe Flavio Briatore descreveu o espanhol como tendo um talento especial.

Ele se tornou o piloto mais jovem a largar na pole position em um Grande Prêmio (na Malásia em 2003) e o mais jovem a vencer uma corrida (na Hungria em 2003). Estes dois recordes foram tomados por Sebastian Vettel da Red Bull.
Em 2004, com quatro pódios, ele terminou o campeonato em quarto.
CAMPEÃO
Alonso venceu o Mundial em 2005, garantindo o título no Brasil. O segundo título consecutivo da F-1 também foi no GP do Brasil. Este ano ele foi terceiro colocado em Interlagos e a decisão do título foi para Abu Dhabi.

Ele trocou a Renault pela McLaren depois da temporada de 2006. A mudança foi anunciada no final de 2005.
PROBLEMAS
A relação do piloto com a McLaren piorou após ele ter acusado a equipe de favorecer o jovem piloto Lewis Hamilton. Ele mal falava com o chefe da equipe, Ron Dennis, e também contribuiu fornecendo evidências contra a equipe no caso de espionagem em que a McLaren foi multada em US$ 100 milhões (cerca de R$ 170 milhões) e viu seus pontos na competição de construtores serem retirados.

Alonso terminou em terceiro em 2007, com os mesmos 109 pontos que o seu companheiro de equipe Hamilton marcou, e um ponto atrás do campeão Kimi Raikkonen, da Ferrari.
O espanhol voltou para a Renault em 2008, mas o carro não era mais competitivo e ele terminou o campeonato em quinto.
Em 2009, Renault e Alonso foram envolvidos em uma polêmica no GP de Cingapura, quando teriam pedido para o brasileiro Nelsinho Piquet sofrer um acidente e paralizar a corrida a favor do espanhol.
FERRARI
Alonso foi contratado pela Ferrari, substituindo Raikkonen, e venceu sua corrida de estréia em Bahrein, nesta temporada.





Por título da F-1, pilotos rejeitam tática


Mais de 12 mil km e menos de 96 horas após se encontrarem na sala de entrevistas em Interlagos, ao fim do GP Brasil, os candidatos ao título da F-1 estavam novamente sentados lado a lado ontem, desta vez em Abu Dhabi.

Alonso observa movimentação nos boxes da Ferrari

Se o tempo foi curto para retomarem o fôlego para a última etapa do Mundial, neste domingo, às 11h, foi mais que suficiente para que desembarcassem no palco da decisão do título com o mesmo discurso na ponta da língua.
"Não tenho nada a perder. Eles têm tudo", resumiu Lewis Hamilton, da McLaren, o que tem menos chances de conseguir um troféu. Com 24 pontos a menos que o líder, Fernando Alonso, precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados.
Mas mesmo Alonso, que precisa apenas ganhar ou chegar em segundo para conquistar o tricampeonato, concorda com o adversário.
"Acho que faltando só uma corrida não há mais favoritismo nem experiência que ajudem. Nos seis últimos anos, eu lutei pelo título em quatro deles, mas isso não faz mais diferença", afirmou.
"Se me oferecessem uma asa dianteira nova em troca de toda a minha experiência, trocaria na hora. Preferiria mais performance do que experiência", completou.
Segundo na lista dos que têm a missão mais difícil no fim de semana, Sebastian Vettel segue a mesma linha de raciocínio. "Em corridas como esta, não há táticas. A única tática possível é acelerar ao máximo", falou o vencedor em Interlagos.
Apesar de ter ganhado duas das três últimas corridas, Vettel fez questão de deixar claro que não é o favorito no fim de semana --os primeiros treinos livres são hoje, às 7h e 11h, com Sportv.
"Vou tentar fazer o melhor possível, mas os favoritos são Fernando e Mark [Webber, seu parceiro]", disse, antes de ser questionado pela enésima vez desde domingo passado se irá ajudar o companheiro caso não tenha mais chance de ser campeão.
"Lá vêm vocês de novo. Faltam só três dias, vocês podem esperar para saber", falou, rindo. "Se a situação ocorrer, sabemos que corremos para um time e já tivemos desentendimentos que não queremos repetir."
Bastante relaxado --tão relaxado que esqueceu de fechar os botões de sua bermuda--, Webber também disse que fará de tudo para ficar com seu primeiro título.
"Não quero parecer ganancioso, mas, se puder, vou agarrar esta oportunidade com as duas mãos", afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceitamos: manifestações e sugestões!
Mas por favor, nada de linguagem obscena!
Grato!

Copyright © Blog CQC Sempre
Designed by Templates Next | Converted into Blogger Templates by Theme Craft